Blog

Ajude-nos a divulgar. Compartilhe esta história!

Festa julina em prol de imigrantes venezuelanos une culturas

/ / Brasil, Notícias, Roraima

A alegria de brasileiros e venezuelanos no I Arraiá, em Campo Grande, em 2018

 A atração é iniciativa de voluntários da Fraternidade sem Fronteiras, Organização  humanitária internacional, fundada em Campo Grande, que está mobilizando pessoas de todo o Brasil para acolher. 

Uma festa julina com comida, bebida, música e dança do Brasil e da Venezuela, dia 21 de julho, em Campo Grande, vai unir pessoas para acolher imigrantes venezuelanos e ajudá-los a começar vida nova, na capital. A iniciativa é do grupo MS Acolhe, formado por voluntários, em apoio ao projeto Brasil, um coração que acolhe da ONG Fraternidade sem Fronteiras. O grupo foi criado há um ano e nesse período acolheu 47 venezuelanos em Campo Grande, mobilizando pessoas, doações e realizando promoções.

Quem for ao 2º Arraiá MS Acolhe – Brasil e Venezuela poderá experimentar o papelón con limón, suco típico da Venezuela, e se alegrar com a dança junina dos voluntários, entre outras atrações. A compra do ingresso por R$ 15,00 já garante o arroz carreteiro, mandioca, milho cozido, caldo e uma arepa, prato típico também dos venezuelanos. Crianças até os 7 anos não pagam e poderão, junto com os maiores, saborear doces típicos e assistir apresentações culturais. O Arraial será ainda oportunidade para conhecer imigrantes venezuelanos e suas histórias superação. Yelitza, o marido e o casal de filhos recomeçam a vida em Campo Grande

"Eu sabia que seria uma mudança total de vida, mas sabia que seria melhor". Yelitza, acolhida pelo MS Acolhe

Yelitza, o marido e o casal de filhos: recomeço com o MS Acolhe

O clima de fraternidade já se vê desde a organização. No grupo de whatsapp, com mais de 70 participantes, os voluntários compartilham as tarefas e comemoram as conquistas. Há poucos dias, Yelitza Del Valle chegou a Campo Grande com a ajuda dos voluntários. “Foram meses planejando sair da Venezuela pois sabia que seria uma mudança total de vida, mas seria melhor no Brasil porque a crise no meu País é cada vez maior.” Ela, o marido e um casal de filhos recebem apoio com moradia provisória, as crianças foram matriculadas na escola, o pai está empregado e a esperança da família vai se renovando.

“Agradeço a Deus pelas pessoas do MS Acolhe. São pessoas com um coração grande e belo que uniram forças, investiram seu tempo ajudando venezuelanos que chegam muitas vezes sem nada, sem esperança, com sonhos quebrados”, diz Yelitza, em tom de quem se sente acolhida e grata. No Centro de acolhimento da Fraternidade sem Fronteiras, em Boa Vista, um casal e o filhinho bebê aguardam a hora de vir para Campo Grande, recomeçar. Com a renda do Arraial, os voluntários do MS Acolhe vão comprar passagens para eles e também para ajudar

a trazer filhos, esposas, familiares que ficaram na Venezuela e anseiam pela oportunidade de reunir a família novamente e recomeçar.

Os voluntários do MS Acolhe vêem o grupo crescer ao mesmo tempo que lidam com a resistência de muitas pessoas.  “O Brasil é uma mistura linda de raças, somos todos iguais e merecedores de uma chance de trabalho digno. Semeando, estamos fazendo a nossa parte. Isso me faz bem e faz bem pra outras pessoas, então vale a pena.” Diz a idealizadora do MS Acolhe, Elaine Oshiro, seguindo em frente com o grupo, acolhendo sem fronteiras. Quem quiser conhecer mais sobre o projeto Brasil, um coração que acolhe e saber como ajudar imigrantes venezuelanos a recomeçar, pode acessar o site da ONG www.fraternidadesemfronteiras.org.br.

 

Serviço

2º Arraiá MS Acolhe – Brasil Venezuela

Dia: 21 de julho

Hora: 17h às 21h

Local: Áquila Burguer (R. Rua Doutor Arthur Jorge, 2018 – esquina com rua Amazonas)

Valor do Ingresso: R$ 15,00 (à venda na sede da Fraternidade sem Fronteiras que fica na Rua Praia de Pituba, 53. Jardim Autonomista)

Informações: (67) 98177-8888 com Elaine Oshiro

Comentários